Idosos reclamam de falta de educação dos funcionários das vans de Suzano

dscn5575

Na cidade de Suzano, Região Metropolitana de São Paulo, quem tem mais de 60 anos encontra dificuldades para garantir o direito da gratuidade no transporte público, previsto no Estatuto do Idoso. No município, 148 vans fazem o serviço complementar. Os idosos reclamam que são impedidos de andar sem pagar nos carros, caso as duas vagas especiais estejam ocupadas. Além disso, eles ainda alegam ser humilhados pelos motoristas e cobradores.

O aposentado Jurandir Aparecido evita utilizar o transporte complementar por causa dos constrangimentos. Ele e a mulher, também idosa, já chegaram a ficar quase uma hora esperando no ponto de ônibus. “Teve dia que passaram três vans e nenhuma parou. Um dos motoristas ainda fez palhaçada e saiu rindo. É difícil passar por isso quando se depende do transporte”.

Com o casal Narciso de Melo, de 69 anos, e Maria de Lourdes Oliveira, de 56 anos, que vive no Jardim Monte Cristo, não é diferente. Os dois costumam usar as vans com frequência e já presenciaram muita coisa errada.

“Eu já vi muita humilhação com os idosos. Hoje mesmo o cobrador expulsou no meio do caminho, na chuva, um senhor porque ele não quis pagar a passagem. Ele tinha a carteirinha que dá o direito de andar de graça em qualquer banco. Eu ainda tenho que pagar, mas quando tiver 60 anos, vou exigir meu direito. Já paguei tanto nessa vida”, diz Maria de Lourdes.

Para não se aborrecer e ficar uma hora esperando a outra van chegar, o marido de Maria faz diferente. Mesmo tendo 69 anos, ele paga passagem e ainda anda em pé. “Errado é, mas fazer o quê? Prefiro pagar e ir para casa logo a ficar esperando uma van com banco reservado disponível.”, afirma o aposentado Narciso de Melo.

G1 esteve recentemente em dois pontos de ônibus da área central de Suzano para conversar com os idosos. Durante a tarde em que a equipe esteve no local, nenhuma van se recusou a pegar passageiro, principalmente, da terceira idade. Alguns fiscais do serviço terceirizado, quando notavam a presença da nossa equipe, ainda orientavam os motoristas mais apressadinhos a atenderem qualquer pessoa que desse sinal. Mesmo assim, as reclamações foram muitas.

A maioria dos idosos entrevistada alegou preferir utilizar o ônibus depois de já ter se aborrecido com o transporte complementar. “Não tem lugar nas vans e fora isso os ônibus são mais seguros.”, diz o aposentado Aloísio Barbosa.

O pedreiro Arlindo da Silva também concorda e prefere não se arriscar com as vans “O ônibus é melhor, mais confiável. Nele você fica mais à vontade. As vans andam lotadas e só tem dois lugares para os idosos”, afirma Silva.

Fiscalização
Segundo o diretor da Cooperativa de Trabalho Transportadores Autônomos de Passageiros do Alto Tietê  (Coopersuzan) Cleiton Virgílio da Silva, a orientação é que os idosos sejam transportados sempre sem pagar passagem. “A única exceção é quando não há lugar na van. Nesse caso, eles precisam esperar o próximo veículo para não viajar em pé e não se submeter a algum risco”, afirma Silva.

A Prefeitura de Suzano afirma que é irregular a van se recusar a levar algum idoso, mesmo que os bancos reservados já estejam ocupados. Se os fiscais flagrarem a recusa, seja por parte do motorista da van ou do ônibus, o proprietário do transporte alternativo e da empresa de coletivos são apenas notificados. Se houver reincidência, pode ocorrer a apreensão do veículo. Não são estipuladas multas.

De acordo com o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Ferreira dos Santos, a fiscalização será intensificada. “Percebemos que há muita irresponsabilidade e é preciso exigir um serviço de qualidade para a população. Isso muito nos preocupa, pois esses veículos andam com a lotação máxima, às vezes em velocidades acima do permitido e com pneus carecas. Estamos correndo atrás disso com a fiscalização”.

Fonte: G1

Imagem: Carolina Paes

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s